Exercício para a mente

Exercício para a mente


A clara ligação entre exercício e saúde do cérebro é uma promessa para o tratamento de distúrbios neurológicos

Por Sheila Potter

University of Victoria neurocientista Dr. Brian Christie foi um dos primeiros pesquisadores a descobrir que o exercício estimula o crescimento de células cerebrais no hipocampo, uma área do cérebro envolvida com aprendizado e memória.

O achado desmascarou a crença de que nossos cérebros não são capazes de produzir novas células conhecidas como neurônios, enquanto nós envelhecemos.

"Sabemos agora que novos neurônios são produzidos continuamente ao longo da nossa vida e que este processo pode ser aumentada para cima ou atenuados pela nossa vida", diz Christie. "Em outras palavras, o melhor nós cuidamos do nosso cérebro, melhor elas funcionam."

Christie estudos dos mecanismos biológicos no cérebro que são ativadas pelo exercício. Uma compreensão mais profunda desses mecanismos pode vir a resultar em novas abordagens para criar, manter e mesmo reforçar as células do cérebro e suas conexões com a idade.

As aplicações da investigação do Dr. Christie são surpreendentemente grandes. O exercício parece reduzir o impacto de qualquer estresse no cérebro, se o estresse vem de um árduo dia de trabalho ou de doenças neurológicas, tais como a doença de Alzheimer, autismo, transtorno do espectro do curso ou do álcool fetal (SAF).

FASD refere-se a um espectro de doenças associadas à má aprendizagem, atenção, memória e problemas comportamentais.

"FASD é um problema complicado, porque muitas mulheres não percebem que estão grávidas nos estágios iniciais e pode consumir álcool sem querer, e eles não podem estar cientes dos efeitos tóxicos do álcool no feto em desenvolvimento", diz Christie . "O fundamental é que nenhuma quantidade de álcool é seguro quando você está grávida."

A ligação entre a SAF e o exercício ocorreu pela primeira vez ao Dr. Christie em uma conferência médica. "O apresentador estava descrevendo como as crianças com SAF têm menos neurônios em seu hipocampo, e que esses neurônios são menos ramificados", diz ele. "Este é o diametralmente oposto dos efeitos positivos do exercício. Foi um momento definitivo. "

Usando a microscopia sofisticadas e técnicas de química de proteínas, Christie e sua equipe demonstraram que o exercício promove o crescimento de novos neurônios no cérebro FASD, e que esses neurônios são mais capazes de comunicar uns com os outros.

Na verdade, Christie foi surpreendido por quão grande é a diferença para o exercício faz FASD comparado a outras desordens do cérebro que ele tenha estudado. Ele acredita que o exercício diário deve ser um tratamento essencial para FASD, supondo que uma hora por dia, contínua ou quebrada, pode ser suficiente.

Dr. Christie FASD notas que podem ser muito difíceis de diagnosticar e crianças que apresentem sintomas muitas vezes são diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Estas crianças são geralmente desencorajadas a correr com medo que começarão overexcited-claramente uma má estratégia dada suas descobertas.

Christie e sua equipe estão agora a olhar para os efeitos de diferentes quantidades de álcool em diferentes fases da gravidez. Eles também estão investigando as diferenças de sexo, é possível que a testosterona faz com cérebros em desenvolvimento mais suscetíveis aos danos do álcool, tornando FASD pior em meninos.

Investigação da Christie's é suportado pelos institutos canadenses da pesquisa da saúde, ciências naturais e Pesquisa de Engenharia Conselho e ao Michael Smith Foundation for Health Research.

EDITAL PIAUÍ POWER CUP 2a. EDIÇÃO - REGULAMENTO ESPECÍFICO

  PPC – PIAUI POWER CUP 2024 2a. Edição IX CAMPEONATO PIAUIENSE DE STRONGMAN SELETIVA PARA O MUNDIAL EM DUBAI – EMIRADOS EM DEZEMBRO/2...