sábado, 26 de fevereiro de 2011

A prostituição da profissão de personal trainer.

O profissional em qualquer área deve se fazer necessário e valorizar a categoria e a si mesmo!

Resolvi escrever este texto, por ser realmente desanimadora situação que se encontra a profissão de personal trainer no Brasil.
Desanimadora não no que diz respeito a mercado de trabalho, pois este cresce cada vez mais, mas sim na falta de tato para negócios que boa parte dos educadores físicos recém formados ou ainda estagiando estão transformando ou vulgarizando (literalmente, prostituindo) o exercício da profissão de personal trainer.
As faculdades ano a ano largam no mercado milhares de educadores que em sua maioria se convencem ser treinadores pessoais e erroneamente tentam ou entram no mercado de trabalho disputando alunos não pela qualidade do serviço, mas sim pelo valor da hora aula, como se a profissão estivesse sendo disputada em um leilão, aonde leva quem paga menos!

Estive recentemente no interior do Rio Grande do Sul e pude presenciar professores cobrando cerca de 11 reais por sessão de treino (150 reais por 13 aulas ou 3 vezes na semana como quiserem ), e indaguei se o trabalho exercido por ele não estava sendo pessimamente remunerado , e a resposta dada a mim foi de que era o valor de mercado.
Ora, se isto é valor de mercado para alguém qualificado que cuida da saúde e estética das pessoas por ele assistido, (personal trainer é o profissional que trabalha com os desejos e necessidades dos seus clientes), penso que este também deveria ser o valor de uma consulta medica ou odontológica, já que um vip training, nada mais é que um profissional da área da saúde.

Para saciar as minhas curiosidades, comecei a perguntar então aos meus vários contatos e amigos que trabalham na área, o valor de suas horas aulas e pacotes mensais para cada tipo de aluno, nas varias regiões do Brasil, incluindo cidades litorâneas, do interior e também das capitais, e o susto continuou. As respostas ouvidas foram valores mensais que variavam de 10 a 25 reais por hora aula, sempre acompanhadas por um sonoro: É o valor de mercado!

Ok então caro personal leitor deste texto, talvez você esteja se indagando o porquê da minha preocupação com tais valores se o mercado estipula isso e não tem a menor possibilidade deste quadro mudar daqui a um breve período de tempo.

O mercado não impõe nada, pois em qualquer lugar do nosso pais (rico ou miserável) o preço de uma consulta medica particular gira em torno de 150 a 180 reais, o litro de leite longa vida e a gasolina também são iguais, um carro popular igualmente, então por que os médicos unidos estão cada vez mais ricos e os personais (existem muitas exceções) em sua maioria vivem na mediocridade como alguns que depois de anos não conseguiram comprar nem um carro que dirá zero quilometro. Idiotamente um dos meus contatos respondeu: Acima de tudo, somos educadores! Quando na verdade deveria ter dito que acima de tudo fomos ensinados a sermos uma classe desunida que peleja por migalhas e que em nossas faculdades não fomos ensinados que cada um é a empresa de si mesmo (personal trainer S/A).

Personal trainer não é um educador e sim um prestador de serviço personalizado, e educador é professor de colégio.


O que um cliente (pois um aluno de personal, que é uma empresa fornecedora de um serviço de treinamento personalizado) pode esperar de um professor mal remunerado que miseravelmente não consegue ser prospero financeiramente e nem ao menos investir em cursos de especialização? Pode esperar de tudo! Mas deveria esperar somente o melhor serviço possível.

Olhando pelo lado do cliente, quanto menor o valor, melhor! Mas quem busca preço, raramente encontra qualidade!

Um amigo do interior de São Paulo me contou que uma cliente foi até ele cotar o valor de personal que ele cobrava, e que tinha sido altamente recomendado como o melhor personal de sua cidade. Quando ele disse cobrar 50 reais a hora ele quase caiu para traz dizendo que o salário dela era de 850 reais na usina de álcool. Ele completou dizendo: o serviço de personal trainer não é para todas as camadas sociais! Claro que ela deve ter ficado muito enfurecida com tal afirmação, mas comprar na Daslu (http://daslu.com.br/) também não é para todo mundo, e as mulheres sonham com tais produtos e mimos, e treinamento personalizado tem seu custo, pois ninguém no Brasil hoje pode ser personal sem ao menos estar credenciado ao sistema Confef/Cref, ser formado ou no mínimo provisionado e em ambos os casos contaram com muito suor descendo nas testas.

Quem não valoriza a si mesmo ou sua profissão, não valoriza ou seu publico alvo!

Nos últimos 10 a 15 anos, a mídia bombardeia a cabeça dos consumidores com imagens de pessoas famosas fazendo atividades físicas ao lado de seus personais, novelas ultimamente mostram os mesmos atuando assim como a participação de colegas em reality shows e os próprios apresentadores da televisão brasileira , quando entrevistados sobre a sua esplendida forma física , creditam a seus personais o mérito de disciplinar e manter-los na linha.

Mas a propósito, de quem é a culpa dessa baixa estima que assola a profissão na maioria das vezes, e dessa falta de profissionalismo e desunião tão visível? Do CONFEF, que deveria instituir um exame nos moldes da OAB que separe os bons dos ruins? Ou deveria barrar o numero de vagas a serem oferecidas nas faculdades e “UNIS da vida”? Ou talvez devesse reavaliar as grades do ensino superior e obrigar a colocação de uma matéria com o nome de valor de mercado?

Eu sinceramente não me lembro de ter visto algum medico pobre, mas conto nos dedos os personais bem sucedidos (na verdade conheço muitos bem sucedidos, mas em percentuais é uma minoria!)!

O profissional deveria se conscientizar que aulas particulares não recolhem impostos (o que aparentemente é um bom negocio), mas também não oferecem fundo de garantia , aposentadoria , seguro desemprego , décimo terceiro salário, não dá direito a férias ...

Em uma pesquisa feita por um site, sobre o valor cobrado por sessão de treino, somente 8,5% dos personais entrevistados disseram cobrar + de 50 reais por sessão e 25,2 % cobravam menos de 20 reais.

A essa altura da leitura você deve estar se perguntado: O que este cara tem haver com quanto eu ganho?

Realmente com quanto você ganha dando aula, eu não tenho nada haver, muito menos com quantos alunos cada personal tem, mas com o valor cobrado tenho sim , pois quem age como uma prostituta destruindo o mercado , está me ferindo diretamente , afinal sou um profissional da área e o descrédito recai sobre a minha profissão.

Médicos moram em Alphaville e personais prostitutas moram em kinets alugadas!

Um médico estuda mais que um educador físico? Talvez sim, talvez não, mas com certeza se valoriza mais!

Recebe essa valorização por que o chamam de doutor e o personal de professor? Ou por que o medico não recebe o dinheiro das consultas e sim as recepcionistas de seus luxuosos consultórios e o personal senta para negociar valores com um possível cliente chorão, que mesmo pagando barato merece serviço de primeira qualidade no seu direito de consumidor!

Nos países de língua inglesa, os médicos são chamados de "doctor". Quando escrevem artigos, ou em seus jalecos, no entanto, não empregam o termo, mas apenas o próprio nome, acompanhado da abreviatura M.D. (medical degree), isto é, "formado em Medicina", "médico”.

Entre nós, o "doutor" do médico se generalizou na boca do povo por tradição, por respeito, por admiração, por espontânea deferência pelo saber e prática do ofício médico.

Eu exijo então que todo este respeito e admiração venham também para nós personais, mas este mérito vai depender da postura dos profissionais, e não de uma imposição abafada pelos que realmente levantam a classe (novamente a minoria não deve passar de 5% no nosso caso).

Muitos agora estão indagando: Por que este cara está comparando os personais aos médicos, que vá fazer medicina então, afinal os personais estão muito melhor que a boa maioria das profissões!

Isso é a pura verdade, mas eu fui ensinado e olhar para cima e me nivelar pelo alto, e quem pensa ao contrario nunca vai poder fazer parte de uma elite, e se qualifica como povo (pessoa que não faz valer seus direitos) e não como cidadão (pessoa que exerce seus direitos)!

Este texto depois de espalhado pode acabar até fendendo no meio dos personais trainers, mas com certeza vai abrir os olhos de muitos profissionais que se sub valorizam e assim ferram a dignidade de seus pares.

Pensem bem no que leram aqui acima, e vejam se em boa parte não estou coberto de razoes, análise o seu proceder como personal, se você não está trabalhando muito e colhendo pouco!

Boa sorte a todos e fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EDITAL PIAUÍ POWER CUP 2a. EDIÇÃO - REGULAMENTO ESPECÍFICO

  PPC – PIAUI POWER CUP 2024 2a. Edição IX CAMPEONATO PIAUIENSE DE STRONGMAN SELETIVA PARA O MUNDIAL EM DUBAI – EMIRADOS EM DEZEMBRO/2...